3 dicas de como avaliar uma moto antes de efetuar a compra

O trânsito congestionado na maioria das cidades faz com que as pessoas optem pelo transporte mais rápido, a motocicleta. Apesar de ser um meio mais acessível, o motorista deve ficar atento para saber como avaliar uma moto antes de efetuar a compra.

Antes de tudo, é importante avaliar a documentação e as condições de uso do veículo. Portanto, o interessado deve evitar adquirir moto sem procedência, para não ter problemas futuros.

Nesse sentido, não se deixe levar pela emoção. Antes de verificar potência, marca e preço, analise 3 situações.

Como avaliar uma moto antes de efetuar a compra

Um dos pontos fundamentais para ser verificado na motocicleta é a quilometragem, item que pode dizer sobre possíveis manutenções. É natural que a moto usada ofereça gastos iniciais, por se tratar de um veículo que já tem rodagem.

Dessa forma, veja 5 dicas importantes antes de comprar a moto:

  1. Quilômetros rodados

quilometros-rodados-da-moto

Um dos primeiros quesitos que o condutor analisa é a quilometragem do veículo. Por isso, antes de fechar o negócio, pergunte ao vendedor quando foi a última troca de óleo e a revisão.

Nesse sentido, no manual do proprietário será possível saber se as manutenções foram feitas na concessionária ou em mecânicos avulsos.

Dessa forma, o comprador se resguarda de ter que gastar constantemente.

  1. Documentação da moto

documento-de-moto

Após análise de quilometragem, o comprador deve verificar o documento para não comprar uma moto de leilão ou roubada. Com os dados em mãos, basta acessar o site do Detran para realizar a consulta.

Além disso, no portal do órgão será possível verificar possíveis autuações e multas, de modo a evitar gastar mais dinheiro.

  1. Verifique as condições de uso

moto-em-boas-condicoes-de-uso

Antes de ligar o motor, analise a pintura para saber se há tons diferentes e, se possível, leve alguém que entenda da parte mecânica para fazer uma avaliação.

Portanto, verifique a tampa do motor e procure por soldas e trincas em outros locais, como chassi. Sendo assim, o comprador poderá saber se houve algum acidente com a moto.

Assine nossas novidades

    Fique tranquilo, não enviamos spam.
    Tire suas dúvidas