45 anos da Fiat: confira 5 carros que fizeram sucesso no Brasil

Em 9 de julho de 1976, iniciava na região metropolitana de Belo Horizonte, especificamente na região de Betim (MG), uma das marcas mais renomadas no Brasil. Sendo assim, são 45 anos da Fiat, ou Fabbrica Italiana Automobili Torino, criada pela família Agnelli.

De lá para cá, a expansão da marca italiana foi gigantesca, tanto que a fábrica consegue produzir mais de 800 mil veículos anualmente. Para se ter uma ideia, o local é considerado o maior complexo automotivo do Brasil e um dos maiores do mundo.

Desde o surgimento da Fiat, certos carros fizeram sucesso no país e são considerados xodós dos brasileiros.

Saiba mais: Veja os 5 carros mais baratos do Brasil em 2021 e saiba os preços

Veja 5 carros que saíram de linha em 2020 e você não sabia

Em 45 anos da Fiat, houve 5 modelos mais atrativos entre os brasileiros

Nos 45 anos da Fiat, a marca italiana conseguiu se destacar no país principalmente quando criou o Fiat 147, o famoso “caixotinho”. Em seguida, vieram Fiorino, Uno, Palio e Strada.

Fiat 147

147

A era dos veículos com etanol surgiu com o Fiat 147, primeiro carro produzido no Brasil pela marca italiana, no ano de 1979. O modelo “caixotinho” tem o apelido devido ao tamanho, medindo 3,62m comprimento e 1,54m de largura, sendo considerado 40 cm menor que a Brasília, da Volkswagen.

Apresenta um motor 1.050, chegando de 0 a 100km/h em torno de 19s. O Fiat 147 tem um desempenho considerado fraco, por isso, possui câmbio de 4 marchas.

Em 1980, houve remodelações e surgiu o Spazio, com mudanças principalmente no design externo. O 147 parou de ser produzido em 1986.

Fiorino

Fiat-Fiorino

Criado em 1977, o Fiorino iniciou com objetivo de oferecer carregamento de cargas. Por se tratar de um modelo furgão, a carroceria com baú consegue transportar objetos e utilitários.

Até então, o modelo faz sucesso no Brasil e constantemente está presente na lista dos carros mais vendidos no país.

Uno

Fiat-Uno

Na lista, não poderia o faltar o Uno, veículo de maior sucesso da montadora, sendo comercializado mais de 3,4 milhões de unidades. Nesse sentido, o modelo chegou ao Brasil em 1984 e revolucionou em quesito de carros populares.

O Uno Mille surgiu em 1991 e foi o primeiro carro no país a ter um motor 1000, o famoso 1.0. Assim, o modelo conseguiu se manter na lista dos mais vendidos até 2013.

Palio

fiat-palio

Lançado em 1996, o Palio saiu dos padrões de carros com modelos quadrados. Portanto, o design foi criado pensando em competir com os concorrentes Volkswagen Gol bolinha e Chevrolet Corsa.

O Palio se destacou tanto no mercado que fica somente atrás de Gol, Uno e Fusca, sendo o quarto carro mais vendido na história da indústria automobilística.

Strada

strada

A picape mais popular do Brasil surgiu em 1998, seguindo o mesmo visual do Palio. Dessa forma, o seu diferencial em relação as outras caminhonetes do segmento foi apresentar feixe de molas, possibilitando maior estabilidade, resistência e menos manutenção.

Não à toa, a plataforma 178 do Palio permaneceu por 20 anos e durante todo o período a picape foi a mais vendida. A Fiat disponibilizou desde o início a versão cabine estendida, cabine dupla (com 2, 3 ou 4 portas) e aventureira (adventure).

Por fim, a grande novidade da Fiat para 2021 será o lançamento da Strada com motor 1.3 e câmbio automático, sendo a primeira picape compacta nesse formato.

Assine nossas novidades

    Fique tranquilo, não enviamos spam.

    Tire suas dúvidas