Aumento nos preços dos veículos: por que os carros valorizaram tanto?

O preço dos automóveis no Brasil já é considerado relativamente mais caro que outros países, mas com a pandemia houve um crescimento ainda maior. Até mesmo os veículos considerados populares sofreram reajustes significativos.

Atualmente, no Brasil, um carro zero quilômetro mais barato está custando na faixa de R$60.000, valor alto comparado aos anos anteriores. Porém, o aumento nos preços dos veículos tem relação com a COVID-19. Entenda.

Qual o motivo do aumento nos preços dos veículos?

valor-carro-alto

O setor automotivo foi um dos atingidos pela pandemia, assim como outros segmentos do comércio no Brasil. Dessa forma, os insumos para a produção dos automóveis nas fábricas não estavam chegando de outros países e afetou no fechamento das concessionárias e montadoras.

O fator principal para os reajustes está relacionado com o aumento do dólar e a desvalorização do real. Para se ter uma ideia, a moeda americana teve valorização de 29% entre janeiro de 2020 a abril de 2021, segundo Julian Semple, consultor da Carcon, em entrevista ao portal Estado de Minas.

Portanto, a inflação cresceu 8% entre o período de maio de 2020 e maio de 2021, de acordo com Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Sendo assim, produtos como aço (que subiu em 70%) e resina plástica (derivada do petróleo).

Além disso, o imposto dos veículos chega, em média, a 40%, o que está diretamente ligado ao aumento nos preços dos veículos.

Há ainda as implementações de equipamentos obrigatórios que foram inseridos nos veículos, desde 2014, de forma a oferecer segurança ao condutor, como: airbag frontais e freios ABS. As tecnologias dos veículos também fazem os preços elevarem.

Os fabricantes apontam principalmente esses motivos pela valorização dos carros no Brasil. Todavia, a perspectiva é de redução nos próximos meses, com a normalização do comércio e, possivelmente, uma queda no preço no dólar.

Assine nossas novidades

    Fique tranquilo, não enviamos spam.

    AutoCar WhatsApp

    Chamar no WhatsApp

    Olá, precisa de um orçamento? Me informe seus dados, por favor.

      Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.