Ar condicionado na pandemia: devo ou não usar? Tire suas dúvidas

Você tem o hábito de utilizar o ar condicionado do seu carro na pandemia, principalmente quando está parado no trânsito ou indo para o trabalho? Se sua resposta foi sim, abaixo explicaremos com maiores detalhes se isso pode ocasionar possíveis risco para sua saúde durante a pandemia.

Ar condicionado em ambientes fechados

A utilização do ar condicionado principalmente em regiões com clima quente, casos de Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Norte, é um costume rotineiro nas residências, empresas e nos carros. Para se ter uma ideia, de acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), em época de pandemia o ecommerce no Brasil ganhou mais de 4 milhões de usuários e, dentre esse número, está incluso a venda de ar condicionado.

O uso do ar condicionado pode ser satisfatório para a saúde das pessoas, ainda segundo informações da Abcomm. Um local onde não há ventilação prejudica a respiração e, consequentemente, aumenta a probabilidade de propagação do vírus. Ressaltando que a manutenção dos filtros devem estar regularmente em dia para evitar poeira acumulada.

Essa recomendação da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico é válida para ar condicionado de carros, casa e no ambiente de trabalho. No caso dos veículos, indica-se deixar a janela um pouco aberto para que entre ar na cabine e evite o acúmulo de microrganismos.

Se seu carro estiver parado na garagem devido a pandemia, higienize a parte interior e verifique se o ar condicionado está funcionando perfeitamente. Especialistas aconselham verificar o filtro se caso o veículo estiver parado a mais de 7 dias, porque pode haver umidade nele. Caso você não saiba fazer a troca do filtro, procure um especialista para verificar o período correto.

Saiba mais: Coronavírus e o aumento de casos de furtos e roubos de carros no Brasil

Como regular meu ar condicionado na temperatura ideal?

ar-condiocinado-na-pandemia

Em entrevista concedida ao portal do UOL, o pneumologista Ubiratan de Paula Santos, aconselhou utilizar o ar condicionado entre 60 a 80% para que o ambiente fique agradável e com boa umidade do ar. Uma temperatura muito baixa pode afetar a respiração e deixar o nariz congestionado e ressecar a boca.

Ainda de acordo com o especialista, essa situação pode provocar tosse ou espirro e as partículas ficarem no ar. Até mesmo os aparelhos respiratórios não respondem bem nesse caso, por isso a recomendação do uso de máscara e do distanciamento social.

Assine nossas novidades

    Fique tranquilo, não enviamos spam.

    AutoCar WhatsApp

    Chamar no WhatsApp

    Olá, precisa de um orçamento? Me informe seus dados, por favor.

      Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.