Um dos itens fundamentais no carro é o alarme, com função de prevenir assaltos e alertar o dono do veículo. Com isso, o motorista tem mais tranquilidade para estacionar seu automóvel quando tem o acessório instalado, mas existem vários no mercado e nem todos oferecem a mesma qualidade.
Pensando nesse aspecto, listamos 5 tipos de alarmes para facilitar na hora da compra.
Saiba mais: Dicas de postura ideal para dirigir e evitar dores na coluna
Tipos de alarmes
1.Perimétrico
Protege em caso de aberturas das portas, tendo como acionamento um sinal sonoro. Porém, o alarme perimétrico não dispara se o capô do carro ou o porta-malas for aberto, porque não tem sensor de movimento e se, caso os vidros forem quebrados, também não será ativado. Dentre todos os alarmes, é considerado com menos funcionalidades.
2.Volumétrico
Diferentemente do alarme perimétrico, o volumétrico oferece o benefício de disparar em caso de movimentos bruscos, como a quebra dos vidros. Portanto, se for identificado qualquer ação indevida, automaticamente será ativado, assim como se as portas forem abertas sem o acionamento do alarme.
3.Sensor de movimento adaptado
O sensor de movimento adaptado tem a funcionalidade de identificar quando há uma atitude suspeita e a pessoa fica muito tempo parada próxima ao carro. Mas, normalmente, o dispositivo é instalado em carros mais novos, que têm o acelerômetro captando movimentos do carro. Do mesmo modo, se tiver a tentativa do veículo ser removido do local que foi estacionado – como, por exemplo, um guincho – seu sinal sonoro será acionado.
4.Bloqueador de freios e parte elétrica
Um dos mais antigos do mercado, necessita de tetra chave para seu acionamento, com o dono do veículo ativando o sistema e desligando toda a parte elétrica do automóvel. Assim que o ladrão ligar o carro e começar a dirigir, os freios vão travar e o veículo não sairá do lugar.
5.Rastreadores
De todos os alarmes citados, o rastreador é o que oferece mais benefícios, já que o dono do veículo pode verificar sua localização em caso de furto ou roubo. Sendo assim, basta ligar para a central de monitoramento que o automóvel será desligado e o alarme será disparado.