Capacetes de moto: quais são aceitos e quais são proibidos?

Os capacetes de moto são essenciais para proteger o condutor de acidentes, além de ser considerado obrigatório para pilotar. Ainda assim, o motociclista já fica ciente da situação assim que está tirando a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Todavia, certos motoqueiros correm o risco de ser autuados por transitarem com capacetes irregulares. Para evitar ser parado em uma blitz, veja dicas de quais modelos são aceitos e quais são proibidos.

Quais são os capacetes de moto considerados seguros?

motociclista-com-capacete

Para transitar de acordo com a lei e o capacete oferecer segurança ao motociclista, é necessário ter queixeira e viseira. Nesse sentido, os utensílios têm como utilidade proteger o rosto de uma forma geral.

O capacete convencional possui isopor na parte interna, então absorve o impacto. Abaixo está a lista dos 10 melhores capacetes de moto:

  1. Shark S700
  2. MT Blade SPDX
  3. Bieffe B-40 
  4. Norisk FF931
  5. Spike Veloce 
  6. Helt Race Glass Bell
  7. LS2 FF358 Tech 
  8. Pro Tork – New Liberty 3
  9. Zeus 3020
  10. Fox V1 Race 16

Motociclistas podem utilizar o capacete “coquinho”?

Sim. O capacete “coquinho” não é aceito, porque não protege a região temporal. Portanto, o motociclista corre um sério risco de se machucar por algum objeto da via, por ficar com o rosto exposto.

capacete-coquinho

O modelo é apropriado para modalidades de ciclismo e skate, como BMX, street e vertical.

É obrigatório o capacete ter o selo Inmetro?

Depende. Somente os capacetes com o selo holográfico ou que tenham a etiqueta com a norma 7471 fabricados a partir de 2007. Contudo, é preciso ter a identificação do órgão internacional ou homologação do Inmetro no caso de capacetes importados.

É necessário que o capacete esteja com a fivela sempre presa?

Sim. Independentemente do local que for transitar, o motociclista deve estar com o capacete preso ao pescoço. Ao contrário, será considerado que o condutor está sem o equipamento.

O motociclista pode pilotar com a viseira aberta?

capacete-correto

Não. Em nenhuma hipótese a viseira deve estar levantada, porque se não o motoqueiro não terá proteção aos olhos.

Os capacetes de moto com viseira de cristal, fumê e espelhada são aceitaos?

Depende. De acordo com o Contran, as viseiras de capacetes de cristal, fumê e espelhada poderão ser utilizadas durante o dia. Mas na parte da noite, somente a viseira do padrão cristal é aceita.

Qual o valor da multa por pilotar com capacete inadequado?

Transitar com o capacete coquinho ou desfivelado é considerado que o motociclista está sem a utilização do equipamento. Sendo assim, a infração será de 7 pontos na CNH, com multa de R$191,54 e moto apreendida, até o condutor colocar o capacete correto.

Além disso, caso o capacete for fabricado após o ano de 2007 ou os agentes de trânsito identificarem avarias na estrutura do equipamento, o motoqueiro poderá ser autuado como infração grave, ou seja, o condutor perderá 5 pontos na CNH e multa de R$127,69.

Assine nossas novidades

    Fique tranquilo, não enviamos spam.
    Tire suas dúvidas