Carro rebaixado:quais outros problemas podem na parte da suspensão?

Alterar peças dos automóveis, principalmente na parte de suspensão, interferem diretamente na dinâmica do veículo. No caso do carro rebaixado, por exemplo, precisa necessariamente mexer nos amortecedores, de modo que o para-lama fique próximo a roda.

Como é um procedimento em que necessita de modificação, surge a dúvida se o fato de o carro estar baixo, afeta na suspensão e outros compartimentos.

Quais são os tipos de suspensões para carro?

Basicamente, a suspensão serve para oferecer estabilidade ao veículo e absorver os impactos de irregularidades do solo. Dessa forma, quando altera amortecedores e molas, para rebaixar o carro, o centro de gravidade abaixa e, consequentemente, a direção fica mais pesada e menos confortável.

Existem duas opções de suspensões, fixas e móveis. A diferença é que a altura das suspensões móveis podem ser reguladas e a fixa, não.

Ainda assim, conforme artigo 6 da resolução 292 de 29/08/2009 do Contran, o Inmetro não aceita suspensão a ar comprimido e suspensão com rosca.

Já existem carros que saem de fábrica com suspensões esportivas, porém todos oferecem boas condições de uso para o motorista. As montadoras prezam pela esportividade e conforto do condutor.

Carro rebaixado e os problemas na suspensão

suspensao-carro-rebaixado

Pelo fato de as alterações nos amortecedores não absorverem os impactos causados das vias, o alinhamento do carro rebaixado é afetado. Além disso, outras peças sofrem desgaste maior ao passar em buracos.

Por essa dificuldade em alinhar, a vida útil dos pneus diminuirá e aumenta a probabilidade de sofrer um acidente. Se por alguma desatenção o motorista passar em um buraco, até a longarina pode sofrer sequelas.

Além dos problemas sofridos pelo veículo, o dono do carro ainda pode ter dificuldades de revenda. Portanto, o correto é estar na altura de pelo menos 10 centímetros em relação ao solo, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Assine nossas novidades

    Fique tranquilo, não enviamos spam.
    Tire suas dúvidas