Chuva: aquaplanagem pode causar acidentes na estrada

Em época de chuva, os riscos dos condutores de veículos se envolverem em acidentes aumenta. As vias ficam alagadas, há possibilidade de danos da natureza causarem impactos em carros e motos, e ainda a aquaplanagem pode fazer o automóvel perder a estabilidade.

O excesso de água presente na estrada atrapalha a dirigibilidade, por isso a importância de respeitar os limites de velocidade. Dessa forma, mesmo se o veículo enfrentar uma aquaplanagem o motorista conseguirá firmar a direção.

O que é aquaplanagem?

Esse fato ocorre quando o pneu do veículo perde o atrito com o solo, consequentemente o carro ou a moto vai perder sua estabilidade e deslizar. Portanto, o correto é não pisar no freio bruscamente e reduzir a aceleração em torno de 30% do recomendado da via.

Contudo, caso o veículo tenha freio ABS, além de manter a direção firme, o motorista tem que frear gradativamente para os pneus recuperarem a aderência ao solo.

Motos também estão sujeitas a aquaplanagem?

aquaplanagem-pode-causar-acidentes

Sim. Apesar da possibilidade ser menor, os motociclistas podem sofrer com a aquaplanagem e perder o controle. Assim como os carros, as motos têm que respeitar os limites de velocidade, calibrar os pneus corretamente e não transitar com pneus carecas.

Como evitar acidentes?

Para não se envolver em acidentes, o condutor deve distanciar dos veículos da frente, não frear fortemente e nem estar com aceleração excessiva. Quando dirigir na chuva, observe se os veículos deixaram rastro do pneu na via, caso contrário é sinal de muita água na pista.

Essas “regras” valem tanto para os automóveis mais novos, quanto para os mais antigos. De toda forma, os pneus precisam manter contato com o solo para ter aderência.

É importante também que o veículo esteja com os pneus em boa qualidade e calibrado conforme instruções do manual. A multa para pneus carecas ou em mau estado é considerada infração grave, no valor de R$195,23 e mais 5 pontos na CNH.

Assine nossas novidades

    Fique tranquilo, não enviamos spam.
    Tire suas dúvidas