Como escolher uma caminhonete usada para comprar?

Escolher entre os carros usados hoje em dia não é uma tarefa fácil, pois é preciso estar atento em alguns pontos na hora da compra para não levar “gato por lebre”. Ainda mais quando falamos de um veículo robusto como uma caminhonete.

Geralmente, ela é usada para carregar peso, andar por lugares mais prejudicados como estradas de terra, e o veículo precisa ser bem resistente para não deixar o motorista na mão em algum canto do Brasil.

Neste conteúdo, separamos algumas dicas importantes para você que deseja comprar uma caminhonete. Entendendo como funcionam algumas coisas na hora da compra, pode fazer com que você não escolha um modelo que ocasione problemas futuros. Acompanhe o texto para saber mais!

O que considerar na hora de comprar uma caminhonete?

Sim, antes de escolher uma caminhonete, ou qualquer outro veículo, é preciso pensar em algumas coisas como o seu uso, custo-benefício e outros pontos importantes para a decisão de compra.

Pois, você está comprando um bem que pretende durar por um bom tempo, independente da forma que ela for usada, seja nos centros urbanos ou rurais. Ou seja, pensar nesses pontos antes de fazer a escolha é de extrema importância para o futuro da caminhonete.

Pense no uso da caminhonete

Esse é o primeiro passo na hora de escolher uma caminhonete: qual o tipo de uso que ela vai atender. Portanto, se você irá transportar materiais pesados e grandes cargas, é preciso pensar em um modelo mais robusto, como o Mitsubishi L200 ou o Chevrolet S10.

Ambos têm maior capacidade de carga e são ideais para o transporte de material pesado. Uma caminhonete menor pode não aguentar a quantidade de peso e começar a dar problemas.

Outro ponto que também deve ser considerado aqui é o tipo de terreno onde a caminhonete andará. Ou seja, o investimento em um veículo 4×4 que não vai sair da cidade é como jogar dinheiro fora.

O tamanho da carroceria também influencia na escolha, dependendo da sua necessidade, ela precisa ser fechada para proteger os itens que serão levados.

Veja a opinião de quem tem uma caminhonete

A opinião de outras pessoas que têm uma caminhonete é extremamente importante para a decisão de compra. Nada mais sincero do que conversar com alguém que tem o modelo que você deseja, para saber como ela é durante o dia a dia.

Ou seja, caso você conheça alguém que tenha uma caminhonete, independente da forma que ela é usada, é bom que você converse com essa pessoa para entender como o veículo funciona, questão de consumo, espaço, motor e outros fatores.

Outra maneira de encontrar com proprietários de caminhonete é através de fóruns na internet. Existem diversos sites que reúnem informações e opiniões dos donos desse modelo de carro. Assim, é possível conhecer as vantagens e desvantagens de vários modelos disponíveis no mercado antes de fechar uma compra.

Saiba mais: Saiba como é calculado a autonomia de combustível do carro

Veja 5 coisas que os motoristas não devem fazer no carro

Relação de custo-benefício

Talvez uma das mais importantes da lista, a relação de custo-benefício deve ser considerada quando se está pensando em uma caminhonete usada ou nova. Mesmo não sendo o valor a única coisa que importa, já que existem caminhonetes com preços absurdos, mas que não aguentariam da forma que um modelo mais barato aguentaria para suas necessidades.

Escolher entre um motor a diesel ou flex também entra na questão de custo-benefício. Dependendo do uso que a caminhonete terá, um motor flex pode se adaptar melhor ao dia a dia. Para trabalhos mais pesados, o motor a diesel é o ideal, dando mais força à caminhonete e sendo mais barato no uso diário.

O ideal é considerar a quantia pedida com os benefícios proporcionados pelo carro. Por exemplo, saber se a caminhonete vem com ar-condicionado, protetor de caçamba e direção hidráulica e outros itens que podem ser importantes no dia a dia.

Além disso, não deixe de fazer um test drive no veículo antes de fechar a compra, saber como ele é na prática, ver se não está fazendo nenhum barulho, e outros pontos. Dessa forma, fica mais fácil avaliar se o valor que está sendo pedido pelo carro está de acordo com as suas condições atuais.

Com essas dicas, fica mais fácil escolher uma caminhonete usada e não comprar algo que pode causar problemas no futuro, certo? Fique atento e escolha o veículo que mais combina com o que você precisa!

Assine nossas novidades

    Fique tranquilo, não enviamos spam.

    Tire suas dúvidas