Compra de veículos pela internet: como evitar golpes em sites

A compra de veículos pela internet é uma das melhores formas de visibilidade para quem deseja anunciar um veículo. Ainda mais em época de pandemia, com a grande parte dos comércios e locais de leilão de automóveis fechados.

Porém, com o fácil acesso aos portais de vendas, é importante saber como evitar golpes em sites de vendas de veículo, para não sofrer nenhum prejuízo.

Golpes em compra de veículos pela internet

golpes-em-site-de-compra-de-veiculos

É comum verificar carros e motos com preço abaixo de mercado, iniciativas que indicam chances de ser um falso vendedor. Dessa forma, o comprador deve ficar atento com anúncios do tipo.

Uma maneira de avaliar o valor do veículo é analisando a tabela FIPE, para saber o quanto está o preço atual. Todavia, pode haver pequenas variações, já que as condições de uso do carro ou moto interfere.

tabela-fipe

Mas quando for analisar a situação de lataria, parte mecânica e a dirigibilidade, recomenda-se não deslocar até onde está o veículo sozinho, para não cair em armadilhas. Sendo assim, se possível, é importante levar um mecânico de confiança para fazer o check-up.

Outra forma de não cair em golpes é não transferir dinheiro sem antes verificar o carro ou moto, porque o vendedor pode sumir ou bloqueá-lo nas redes sociais. Especialistas indicam que o comprador não confie em pessoas físicas e nem mesmo em agências cadastradas em site de vendas de veículos.

Ainda assim, quando a pessoa é o vendedor, se o possível comprador informar que realizou depósito do valor, desconfie. Há a possiblidade de o depósito ter feito sem nenhum dinheiro dentro e o comprador mostrar o comprovante.

Principalmente se aparecer uma pessoa intermediando o negócio, na maioria das vezes, é golpe. Os estelionatários agem desse modo, fingindo ser o responsável pela venda do veículo.

Se desconfiar de uma ação indevida, denuncie no site de compra de veículos e informe o motivo, para que os falsos vendedores ou compradores sejam punidos.

Assine nossas novidades

    Fique tranquilo, não enviamos spam.

    Tire suas dúvidas