Consórcio para veículos: compensa pagar para adquirir um carro ou moto?

Um dos métodos mais comuns para compra de carro ou moto a longo prazo no Brasil é pelo consórcio para veículos. Essa forma possibilita o motorista ir pagando aos poucos e com juros baixos, diferentemente do que acontece em financiamento de carros e motos.

De toda forma, o investimento ainda gera dúvidas dos consumidores principalmente em relação aos procedimentos.

Descubra como funciona o consórcio para veículos

consorcio-de-carro-e-moto

Qual o tempo para acabar de pagar um consórcio?

Os prazos para consórcio de veículos variam de 12 a 180 meses, sendo que, esse período será determinado pelo contratante. Um tempo mais curto terá parcelas mais altas e a longo prazo os valores serão menores.

Portanto, vai depender das condições financeiras do contratante e o período que ele está disposto a esperar para retirar o veículo.

Quais são as taxas pagas no consórcio para veículos?

O contratante paga somente a taxa de administração quando adquire um consórcio, com uma porcentagem de 18% do valor total do carro ou moto. A vantagem é que essa taxa será distribuída entre todas as parcelas.

Para se ter uma ideia, se for financiar através de um banco, com uma das taxas mais baratas cobrada atualmente, ficaria em torno de 1% ao mês. Sendo assim, se for calcular, ao final de todo o período do financiamento o veículo sairá quase o dobro do preço.

O contratante pode conseguir o veículo antes do pagamento da última parcela?

Sim. Todo mês ocorre sorteios do próprio consórcio envolvendo os integrantes. Portanto, o contratante pode ser o felizardo até mesmo um mês após o pagamento da primeira parcela.

Porém, pode acontecer de sair somente ao final de todas as prestações. Acima de tudo, nesse caso vai depender da sorte da pessoa.

Outra opção também é dar lances como se fosse um leilão, sendo que, quem oferecer o maior valor consegue adquirir o produto. Todavia, esse valor será descontado no custo final.

Assine nossas novidades

    Fique tranquilo, não enviamos spam.
    Tire suas dúvidas