Saiba o motivo dos altos valores dos carros no Brasil

Tudo que envolve um veículo acaba saindo mais caro no Brasil, começa pelo carro, combustível, impostos, além dos gastos com manutenção. Mesmo a população pagando diversos cargas tributárias, o país é o oitavo maior produtor de veículos no mundo, segundos dados fornecidos em 2018 pela Oica, associação que representa o setor automotivo em todo o mundo.

Nesse artigo, vamos esclarecer os principais motivos dos altos valores dos carros no Brasil. Confira:

preco-medio-de-combustivel

Altas cargas tributárias

O ano de 2019 superou o pico de 2008, quando a porcentagem das cargas tributárias chegou a 34,76%. Para se ter uma ideia, no ano passado, os números alcançaram 35,17% do PIB (Produto Interno Bruto) no Brasil. Nesse sentido, o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) representou 30% desse crescimento, ficando atrás somente do Imposto de Renda com 40%.

O ICMS, IPI (Imposto sobre Produto Industrializado), Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (COFINS) são impostos diretamente ligados ao aumento no preço dos automóveis. Segundo um estudo realizado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) indicou que os carros podem sofrer alterações e ficar de 33% a 47% mais caros.

De acordo com entrevista concedida ao portal Auto Esporte, a mentora em finanças pessoais e doutora em finanças comportamentais, Rosi Donadio, afirmou que o consumidor nem sempre sabe o que é barato e o que é caro no Brasil. Todavia, segundo a especialista, esse problema está relacionado com a falta de estabilidade econômica do país.

Custo Brasil

Refere-se aos custos de produção da economia e infraestrutura do país que desfavorece às empresas. Assim como, devido seu alto custo – representando 1 trilhão e meio de reais, cerca de 22% do PIB – prejudica consideravelmente os produtores do Brasil.

Os valores dos veículos sofrem uma diferença de 5% a 8% comparados aos outros países, justamente pelos impostos no Brasil. Contudo, as montadoras utilizam da seguinte estratégia: aumentam os preços dos veículos na época boa de economia para compensar o período de baixa.

O que podemos concluir

As altas cargas tributárias e o custo Brasil interferem significativamente nos valores dos carros no Brasil. Em outras palavras, como essas taxas sofrem alterações constantemente, acabam contribuindo para os altos valores dos automóveis.

Assine nossas novidades

Fique tranquilo, não enviamos spam.
Tire suas dúvidas