Aprenda a lavar seu carro sem danificar a pintura: 7 dicas úteis

Não há nada melhor do que um carro limpo e brilhante. Manter esse aspecto no possante demanda algumas habilidades e conhecimentos. Para proteger seu veículo e mantê-lo com a melhor aparência, você precisa lavá-lo regularmente. Isso evita que pequenos desgastes se tornem visíveis, mantendo assim o valor do carro e deixando com uma aparência melhor por mais tempo. Desde que você use a técnica certa e as ferramentas certas, é fácil lavar o carro em casa.

Aqui estão algumas coisas que você deve ou não fazer para lavar o carro em casa.

Dica #1: Materiais a serem usados

Para manter seu carro com a melhor aparência, é importante ter as ferramentas de limpeza certas. Isso inclui uma mangueira com um bico variável, uma esponja macia ou luva para lavagem de carros, um pouco de detergente próprio para lavar carros, uma escova para rodas, vários panos de microfibra e pelo menos uma toalha de microfibra grande para secagem. Além disso, um aspirador de pó para o interior, luvas de borracha, limpador de rodas, toalhas de papel e limpador de janelas são ferramentas úteis para ter em mãos.

Não use detergente para lavar louça ou qualquer produto que não seja adequado para lavar e limpar as partes externas do veículo. Os produtos para lavagem de carros são projetados especificamente para fornecer ampla lubrificação, a fim de evitar que micropartículas sólidas arranhem a pintura do carro, e eles são delicados o suficiente para não remover a cera existente.

Finalmente, você precisará de dois baldes. Isto é extremamente importante. Um dos maiores erros de lavagem de carros é usar uma esponja suja no balde de espuma limpa. Quando você faz isso, não remove a sujeira, apenas coloca a mesma areia e sujeira de volta no carro e espalha. Portanto, use um balde com água limpa e espuma e um segundo (cheio de água limpa) para enxaguar completamente a esponja suja. Depois que a esponja estiver bem lavada, mergulhe-a novamente na água com espuma e continue.

Dica #2: Evite lavar sob o sol

Embora pareça tentador lavar o carro em um dia quente e ensolarado, esse é realmente um erro comum. Em dias ensolarados, o veículo tende a secar muito rapidamente, o que significa que é mais provável que surja manchas na pintura e nas janelas. Como tal, é melhor lavar o carro em um dia nublado para garantir o aspecto brilhante.

Dica #3: Limpando as rodas

Você reuniu todo o seu equipamento de limpeza e encontrou o local perfeito para lavar seu carro. Agora, é hora de começar a trabalhar. Recomendamos começar lavando as rodas. Isso ocorre porque os furos das rodas, as calotas e os pneus de borracha coletam todos os tipos de resíduos abrasivos que você não deseja em nenhum lugar perto da pintura do seu carro.

Embora a maioria das rodas exija apenas água com sabão e uma boa lavagem, dependendo do tempo da última limpeza, pode ser uma boa ideia investir em um produto específico para rodas e pneus. Limpadores de rodas não corrosivos à base de água, adequados para todos os tipos de rodas, são a escolha mais segura. Além disso, não se esqueça de lavar por dentro das rodas e esfregar os pneus.

Dica #4: Limpando o exterior

Suas rodas já estão brilhantes e limpas, agora é hora de lavar o resto do seu carro. Mas antes de começar a esfregar, jogue água com pressão no veículo inteiro para remover qualquer sujeira ou detritos soltos que possam arranhar a superfície do carro. É especialmente importante limpar excrementos de pássaros, insetos mortos e seiva de árvores, pois podem ser muito prejudiciais à pintura do veículo.

Depois que o carro tiver sido enxaguado completamente com a mangueira, lave por seções, movendo sistematicamente de cima para baixo na seguinte ordem: teto, colunas e janelas, depois a parte superior do capô e dos painéis superiores, seguido pela parte de cima das portas e tampa traseira, o para-choque dianteiro, os painéis inferiores, a parte inferior das portas e, finalmente, o para-choque traseiro. Lembre-se de usar baldes separados enquanto faz isso.

Para o enxágue final do veículo, é melhor usar uma mangueira sem bico, para que a água flua suavemente sobre o carro inteiro em uma ação de cobertura. Dessa forma, você deixará menos marcas. As manchas de água são depósitos minerais fracos deixados para trás quando a água evapora; portanto, secar completamente o carro é tão importante quanto lavá-lo corretamente.

Use uma toalha grande de microfibra para secar e evitar riscos; você também pode usar um rodo de silicone ‘seguro para pintura’ para remover a maior parte da umidade inicial. As toalhas de microfibra são muito mais absorventes do que as toalhas de camurça ou felpudo e secam mais rapidamente.

Quando seu carro estiver completamente seco, poderá aplicar uma cera de fácil remoção e dar aquele brilho de ofuscar os olhos. Lembre-se de usar produtos de qualidade e específicos para tal finalidade.

Dica #5: Limpando as janelas e os vidros

Os espelhos, janelas e para-brisas limpos são esteticamente agradáveis, como também são importantes para sua segurança. Há alguns detalhes importantes a serem lembrados ao limpar suas janelas e vidros.

Em primeiro lugar, o vidro padrão e o vidro com insulfilm precisam ser limpos de maneiras diferentes. A limpeza do vidro padrão é bastante simples, um limpador de vidro confiável e uma combinação de toalha de papel devem fazer o trabalho. Como sempre, lembre-se de borrifar o limpador de vidro diretamente sobre a toalha de papel, em vez de sobre a superfície do vidro. Dessa forma, você evita que o spray escorra e danifique outras superfícies.

O vidro com insulfilm, por outro lado, requer água com sabão neutro e um pano macio de microfibra para evitar danificar o filme.

Por fim, tome cuidado para não bater ou danificar os conectores elétricos enquanto estiver limpando objetos como espelhos laterais.

Dica #6: Limpando o interior

Com a limpeza externa o veículo ganha destaque, mas se o seu interior estiver sujo, provavelmente o seu carro não será muito agradável de conduzir. Como tal, a limpeza do interior é parte integrante da limpeza do seu carro. Para começar, remova qualquer lixo do carro e também remova itens pessoais soltos para garantir que eles não sejam sugados enquanto você aspira. O próximo passo (você adivinhou) é aspirar, tente entrar em todos os cantos, principalmente embaixo dos assentos.

Depois disso, é hora de pegar um pano eletrostático e limpar todas as superfícies duras de poeira, migalhas e outros detritos. O pano eletrostático também é uma excelente ferramenta para limpar as saídas de ar e outras áreas de difícil acesso. Finalmente, se você quer ser completamente detalhista, pegue uma escova pequena e água com sabão e limpe os pedais, lembrando de colocar uma toalha por baixo primeiro, para que o carpete não fique úmido.

Dica #7: Como manter seu carro limpo

Agora que seu carro está limpo, você provavelmente gostaria de mantê-lo assim. Embora seja inevitável que ele volte a ficar sujo novamente, existem algumas ações preventivas que você pode executar para garantir que seu veículo permaneça o mais limpo possível pelo maior tempo possível. Em primeiro lugar, é importante considerar onde você estaciona o seu carro. Sempre que possível, tente evitar estacionar embaixo das árvores (principalmente durante o outono) ou em qualquer lugar em que as aves possam se reunir, pois os excrementos podem ser difíceis e demorados para remover.

Além disso, tente se afastar de estradas de terra e de cascalho. Quando se trata de manter o interior limpo, o bom senso é fundamental. Obviamente, evite alimentos e bebidas no interior do veículo e remova quaisquer detritos soltos dos sapatos antes de ir para a direção.

Por último, mas certamente não menos importante, o conselho mais certo sobre como lavar o carro em casa é o seguinte: lave o carro com mais frequência, uma vez a cada quinzena ou mesmo uma vez por semana, especialmente se você dirige em uma área onde seu veículo fica sujo muito rapidamente. Pense assim: quanto mais sujo seu carro ficar, mais difícil será limpar da próxima vez!

Assine nossas novidades

    Fique tranquilo, não enviamos spam.
    Tire suas dúvidas