Ar condicionado na pandemia: devo ou não usar? Tire suas dúvidas

Você tem o hábito de utilizar o ar condicionado do seu carro na pandemia, principalmente quando está parado no trânsito ou indo para o trabalho? Se sua resposta foi sim, abaixo explicaremos com maiores detalhes se isso pode ocasionar possíveis risco para sua saúde durante a pandemia.

Ar condicionado em ambientes fechados

A utilização do ar condicionado principalmente em regiões com clima quente, casos de Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Norte, é um costume rotineiro nas residências, empresas e nos carros. Para se ter uma ideia, de acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), em época de pandemia o ecommerce no Brasil ganhou mais de 4 milhões de usuários e, dentre esse número, está incluso a venda de ar condicionado.

Ainda segundo informações da Abcomm, o uso do ar condicionado pode ser satisfatório para a saúde das pessoas. Um local onde não há ventilação prejudica a respiração e, consequentemente, aumenta a probabilidade de propagação do vírus. Ressaltando que a manutenção dos filtros devem estar regularmente em dia para evitar poeira acumulada.

Essa recomendação da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico é válida para ar condicionado de carros, casa e no ambiente de trabalho. No caso dos veículos, indica-se deixar a janela um pouco aberto para que entre ar na cabine e evite o acúmulo de microrganismos.

Se seu carro estiver parado na garagem devido a pandemia, higienize a parte interior e verifique se o ar condicionado está funcionando perfeitamente. Especialistas aconselham verificar o filtro se caso o veículo estiver parado a mais de 7 dias, porque pode haver umidade nele. Caso você não saiba fazer a troca do filtro, procure um especialista para verificar o período correto.

Saiba mais: Coronavírus e o aumento de casos de furtos e roubos de carros no Brasil

Como regular meu ar condicionado na temperatura ideal?

Em entrevista concedida ao portal do UOL, o pneumologista Ubiratan de Paula Santos, aconselhou utilizar o ar condicionado entre 60 a 80% para que o ambiente fique agradável e com boa umidade do ar. Uma temperatura muito baixa pode afetar a respiração e deixar o nariz congestionado e ressecar a boca.

Ainda de acordo com o especialista, essa situação pode provocar tosse ou espirro e as partículas ficarem no ar. Até mesmo os aparelhos respiratórios não respondem bem nesse caso, por isso a recomendação do uso de máscara e do distanciamento social.

Assine nossas novidades

Fique tranquilo, não enviamos spam.
Tire suas dúvidas