Como lavar o motor do carro sem prejudicá-lo: veja dicas importantes

O processo de limpeza do automóvel exige cuidados necessários para que a pintura não se danifique, além de atenção redobrada para não molhar a parte elétrica. Essas restrições aumentam ainda mais no momento exato de lavar o motor do carro, ocasião que há dúvidas a respeito de curto-circuito ou até mesmo atrapalhar o desenvolvimento do veículo.

Principalmente quando se abre o capô e observa toda aquela sujeira, a intenção é sair jogando água e sabão para remover as impurezas. A questão é: será que água pode comprometer o motor do carro? Esclarecemos esse e outros assuntos relacionados logo abaixo:

Água danifica o motor?

Não. Antigamente os carros eram carburados e, na maioria das vezes, quando era lavado no lava-jato os funcionários molhavam a parte do motor. Assim que o dono do veículo ia bater a chave na ignição, o automóvel não funcionava. Por esse motivo, as pessoas achavam que o fator principal estava na água.

Mas esse problema acontecia devido a pressão da água dentro do distribuidor, o que fazia o carro não ligar, sendo assim, para evitar essa “dor de cabeça” o ideal é tampar os compartimentos eletrônicos, como: módulo da injeção eletrônica, módulo do ABS, modulo de carroceria, alternador, bobina e caixa de relés. Essa dica vale tanto para os veículos antigos quanto para os novos.

lavagem-de-motor

Produtos ácidos atrapalham?

Se você tem esse hábito de utilizar produtos ácidos no motor, não faça isso mais. Produtos como solventes, sabão em pó, desengraxante ou querosene ressecam as mangueiras e correias, podendo ocasionar problemas futuros.

O recomendável é lavar o motor com detergentes, se possível, caseiros, fazendo o procedimento correto para retirar a sujeira.

detergente-caseiro

Lavagem a vapor traz mais resultados

Diferentemente da água, lavar o motor com máquina de vapor retira todas as poeiras e as manchas que ficam espalhadas nessa parte do carro, inclusive, o vapor consegue alcançar locais que nem mesmo uma bucha chegaria. Portanto, o resultado é bem mais satisfatório e sem muitos gastos.

lavagem-de-motor-a-vapor

Assine nossas novidades

Fique tranquilo, não enviamos spam.
Tire suas dúvidas