Como trocar o fusível queimado do seu carro?

Nem todos os problemas que aparecem em seu carro exigem a ida ao mecânico, um exemplo é o fusível queimado: é fácil trocá-lo.

De repente alguma coisa no seu carro parou de funcionar. É uma seta que não pisca, o farol que não acende ou problemas na luz do freio. E aí você logo pensa: “vou correr para o mecânico”, calma! Pode ser alguma coisa simples que você mesmo pode arrumar, como por exemplo um fusível queimado.

A primeira coisa é você pegar a “bíblia” do seu carro, o manual de instruções, e ver onde fica a caixa de fusíveis e saber qual fusível responsável pela coisa que não está funcionando.

Normalmente, a caixa de fusível fica no cofre do motor ou embaixo do painel.

Caso seu carro não for como alguns modelos que tem alguns fusíveis reserva na caixa, você terá que ir até a loja de acessórios, autopeças ou até na concessionária e adquirir um outro exatamente igual.

Mas tem que ser da mesma cor e com o mesmo número em cima dele, que significa sua amperagem.

Agora, se no seu caso não der certo ou se o fusível for queimado de novo, você terá que procurar um eletricista. Porque a função do fusível é justamente proteger a instalação do veículo. E se você ficar insistindo, pode causar um incêndio.

Passo a passo para a troca do fusível do carro

  1. Ver no manual do proprietário onde está localizada a caixa de fusível e qual o fusível responsável pelo problema (como farol que não acende).
  2. Abrir a caixa de fusível e procurar o que está queimado. Removê-lo. Utilizar o fusível reserva que está na caixa ou comprar um novo com as MESMAS especificações e características.
  3. Colocar o novo no local.

Assine nossas novidades

Fique tranquilo, não enviamos spam.
Tire suas dúvidas