Dicas de postura ideal para dirigir e evitar dores na coluna

No início da trajetória da condução de um veículo, ainda na auto escola, o instrutor orienta realizar todos os ajustes antes de ligar o carro. Esse fator está diretamente ligado com a postura ideal para dirigir, o conforto do motorista na visualização dos retrovisores e a direção segura. Dessa forma, os braços e pernas estarão corretamente posicionados, com objetivo de evitar acidentes.

Dirigir de forma incorreta pode ocasionar fadiga muscular e causar, possivelmente, uma colisão. Publicado no portal QUATRO RODAS, esse aconselhamento vem de especialistas da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet).

Abaixo esclarecemos a posição correta para se conduzir um veículo:

Encosto

Antes de mais nada, o motorista deve acertar o banco para que esteja numa posição confortável e com a postura ideal para dirigir. O ideal é o encosto ficar em um ângulo de 100 a 120 graus, colocando-o reto a coluna ficará sobrecarregada e tensa, principalmente se for conduzir o veículo por muitos quilômetros.

Fique totalmente apoiado no encosto para não jogar os ombros para frente e evite posicionar o banco muito para trás, porque pode fazer o cinto de segurança deslizar em caso de acidente.

Encosto-de-banco

 

Assento

Especialistas aconselham que o assento e a parte de trás do joelho tenha em torno de três centímetros de distância, para posterior do joelho encostar no banco. Assim, as veias e nervos não serão pressionadas.

Assento-de-carro

Pernas

Evitando contrair dores no joelho e mantendo a postura, o condutor não pode ficar com o joelho totalmente esticado. Quando pressionar os pedais até o fundo, o correto é que os joelhos fiquem levemente flexionados.

Pernas

Volante

Caso o veículo tenha a opção da regulagem do banco, recomenda-se posicionar em uma altura que o condutor possa verificar o painel sem fazer movimentos. As coxas têm que ficar, no mínimo, em uma distância de um palmo do volante. volante-de-carro

Mãos no volante

Assim como ensinado na auto escola, as mãos devem segurar firme no volante para caso de movimentos bruscos na estrada. Comparando-se a um relógio, o condutor deve estar segurando na posição 10:10 ou 9:15.

 

Retrovisores

A regulagem do retrovisor interno tem que ser ajustada de maneira que o condutor possa visualizar todo o ambiente atrás do carro. Já os espelhos externos devem pegar uma pequena parte da traseira do veículo, reduzindo os pontos cegos.

retrovisor

Cabeça

A linha dos olhos do condutor precisa estar na metade do encosto, para que assim absorva o impacto. Recomenda-se deixar cerca de três dedos do apoio de cabeça.

cabeça-do-condutor

Braços

Assim como no caso dos joelhos, o ideal é deixar os cotovelos levemente flexionados em ângulo de 120 graus. Para saber a posição correta, os ombros não devem se descolar do encosto do assento.

postura-ideal-para-dirigir

Cinto de segurança

O cinto de segurança não pode ficar sufocando o condutor, para caso ocorrer um acidente não enforcá-lo. A posição ideal é no meio dos ombros do motorista.

postura-ideal-para-dirigir

Assine nossas novidades

Fique tranquilo, não enviamos spam.
Tire suas dúvidas