Piloto automático e limitador de velocidade: qual a diferença entre ambos?

O piloto automático e o limitador de velocidade são atributos modernos que agregam na segurança do condutor junto ao carro. Ambos contribuem para oferecer tranquilidade ao transitar com o veículo, principalmente em rodovias.

Principalmente os motoristas que viajam com frequência, podem acioná-los para evitar multas e se resguardar de possíveis acidentes. O piloto automático e o limitador de velocidade têm suas diferenças nas funcionalidades que os dois oferecem ao motorista.

Piloto automático

Antes considerado item de carros luxuosos, o piloto automático se tornou de grande utilidade e podemos observá-lo em carros populares também. Nesse sentido, como beneficia o motorista, as montadoras de veículos resolveram adotá-lo pensando justamente em maior segurança.

piloto-automatico

Suas principais vantagens são controlar a velocidade e transitar sem o condutor precisar pisar nos pedais. Para o motorista desarmar a função de velocidade determinada é necessário apertar um botão ou pisar no freio.

Na aquisição do automóvel, o piloto automático fica como opcional para o motorista, não sendo considerado um produto obrigatório.

Limitador de velocidade

De forma complementar, o limitador de velocidade possibilita restringir a aceleração excessiva do veículo. Contudo, para acioná-lo o condutor precisa pisar no pedal do acelerador, porque o processo deve ser feito manualmente e o carro não é “conduzido sozinho”.

Qual a diferença entre piloto automático e limitador de velocidade?

No modo piloto automático, o veículo transita sem o motorista precisar pisar no acelerador, sendo ativado por um botão. Ao contrário, o limitador de velocidade aciona quando o condutor ultrapassar a velocidade máxima permitida.

Sendo assim, as duas funcionalidades acrescentam em benefícios e tranquilidade ao condutor. Todavia, vale ressaltar que mesmo com o piloto automático ativado, o motorista deve ficar atento as situações de trânsito e não ficar com atenção dispersa.

Assine nossas novidades

    Fique tranquilo, não enviamos spam.
    Tire suas dúvidas