Vale a pena comprar carro com quilometragem alta?

Um dos primeiros critérios analisados na compra do veículo é a questão da quilometragem, que pode indicar alta rodagem. Essa avaliação influencia diretamente na compra ou não do carro.

Como se trata de investimento em um produto, o motorista pretende adquirir algo que ofereça boas condições de utilização. Por isso, há certo receio quando o painel do carro indica mais de 100 mil quilômetros rodados.

Mas esse detalhe realmente insinua que o carro não está com a manutenção em dia? Abaixo esclarecemos melhor essa situação.

Carro com quilometragem alta

Há veículos com quilometragem alta que rodam durante todo o dia em estradas pavimentadas e não sofrem impacto da mesma forma que um carro andando no trânsito. Como a quantidade de paradas nas rodovias é pequena, o desgaste é menor.

A rotação constante garante condição ideal ao motor e não o afeta como no caso de ficar voltando marcha para reduzir. Além disso, o motorista que conduz um carro em BRs e viaja diariamente tende a fazer revisão no veículo constantemente.

trânsito

Já as pessoas que utilizam o carro para fazer pequenos trajetos, como ir ao supermercado ou sacolão, por exemplo, não deixam o veículo atingir sua temperatura ideal. Todavia, a manutenção do automóvel com baixa rotatividade deve ser realizada em um período menor comparado aqueles que transitam diariamente em rodovias.

Esse fator está relacionado com o óleo do motor, que não atinge sua viscosidade correta, consequentemente, a caixa de câmbio e o próprio motor sofrem maior desgaste. Portanto, se o veículo atingir sua temperatura ideal, sinaliza que a manutenção está em dia.

De qualquer forma, na compra de um carro é sempre importante levá-lo em um mecânico de confiança para analisar todos os detalhes. Porém, o mito de que veículo acima de 100 mil quilômetros rodados não atendem e geram mais gastos, não é verdade.

Vale avaliar as condições de uso, saber sobre a forma que o motorista conduzia o veículo e verificar se está ou não na época de fazer o motor do carro. Para efetuar a aquisição do veículo, esses detalhes são fundamentais.

Assine nossas novidades

    Fique tranquilo, não enviamos spam.
    Tire suas dúvidas