Entenda os diferentes tipos de barulhos do motor da moto

O deslocamento diário da moto ou até mesmo o veículo ficar parado por um bom tempo, pode gerar desgaste em certos compartimentos. Dessa forma, é comum notar barulhos oriundos principalmente do motor da moto.

Por isso, realizar a manutenção da motocicleta nos períodos corretos previnem de não prejudicar mais de uma peça. Mas vale lembrar que cada modelo tem seu tempo de vida determinado no manual de instruções.

Como saber qual peça trocar no motor da moto?

Para o motociclista conseguir identificar os ruídos e não levar o veículo em mecânicos que troque peças além do necessário, existem formas de saber qual o problema que está ocasionando o barulho. Confira abaixo:

Escapamento e sistema de admissão

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A função do escapamento é reduzir os barulhos do motor e eliminar os gases prejudiciais a saúde. Quando há um problema no sistema de escape ou admissão é possível perceber estouros.

Para tirar a dúvida, basta verificar se está ocorrendo vazamento, por conta de algum furo. Além disso, a troca de óleo também deve ser feita na quilometragem correta.

Cabeçote

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O cabeçote da moto contribui para levar o ar e o combustível ao cilindro, que entram e saem das válvulas do bloco. Se o motociclista notar barulho de peças batendo, o mais provável é que está sendo causado no cabeçote.

Isso ocorre porque as peças trabalham sem lubrificação ou as peças estão com folgas na parte interna. Nessa situação, a moto deve ser levada a um mecânico o mais rápido possível, antes que ocorra fundição do motor.

Correia dentada

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A correia dentada apresenta barulho de estalos, devido a falta de lubrificação. Portanto, pode ser que haja desgaste e seja necessário a manutenção.

É necessário verificar também o pinhão e coroa, peças interligadas a correia dentada.

Rolamentos

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Apesar de ser parecido com o ruído da correia dentada, os rolamentos da motocicleta sofrem estalos, que aumentam e diminuem, quando trava em algum ponto, principalmente se o veículo estiver em movimento.

Os rolamentos e a correia dentada trabalham em conjunto, sendo assim, o problema pode interferir nas duas peças.

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