Evolução do GPS contribui para um melhor funcionamento dos veículos

Desde o surgimento do equipamento nos carros, no ano de 2008, a evolução do GPS contribuiu significativamente para a melhora nos veículos. Para se ter uma ideia, o Fiat Linea foi o primeiro automóvel a oferecer o recurso.

Além de contribuir para encontrar os destinos, o GPS tem funcionalidades que agregam qualidades aos automóveis.

Evolução do GPS e suas funcionalidades

O primeiro recurso adaptado ao GPS foi em relação ao farol, melhorando a iluminação dos fachos de luz. Dessa forma, quando o carro começa a realizar uma curva, automaticamente os satélites fazem com que os fachos se aproximem da esquina antes de necessariamente ter chegado ao local.

Empresa conceituada no âmbito automobilístico, a Mercedes, por exemplo, integrou o ar condicionado ao GPS. Sendo assim, o recirculador do ar ativa quando o veículo aproxima de um túnel e desativa quando sai do local.

Já a BMW inovou ao colocar o equipamento na câmera frontal dos automóveis, facilitando para os motoristas saírem com os veículos da garagem ou esquinas com pouca visualização. Assim, o condutor terá amplitude de espaço e maior capacidade de visão.

GPS-no-carro

Diferentemente das outras marcas, a Porsche utiliza o GPS para fazer o carro andar mais rápido. A funcionalidade permite que o motorista baixe um aplicativo para verificar as melhores pistas e, consequentemente, conseguir acelerar mais.

A adaptação ocorreu não somente aos carros, os caminhões incluíram o sistema de mapas para oferecer maior segurança com a redução das marchas antes do veículo pegar embalo na subida ou na curva.

gps-para-caminhoes

Dessa forma, a capacidade do GPS não fica limitada somente a rastrear rotas, mas possibilita novas funcionalidades para melhorar a dirigibilidade do motorista.

Essas funcionalidades são confiáveis?

Sim, porque todos os recursos utilizados pelos motoristas ficam gravados no próprio veículo, sem necessariamente ser enviados para alguma central externa. Portanto, o motorista terá a privacidade das informações obtidas pelo GPS.

Assine nossas novidades

    Fique tranquilo, não enviamos spam.
    Tire suas dúvidas