Férias: excesso de bagagem no veículo pode causar multa?

Com o período de alta temporada iniciando, há maior concentração de veículos nas vias devido aos feriados prolongados. Dessa forma, as viagens fazem com que o motorista e os passageiros carreguem mais malas, podendo causar excesso de bagagem.

A multa pode ser consequência da visibilidade do condutor ou da quantidade de peso concentrada dentro e fora do veículo. Portanto, é importante saber qual o limite aceitável para evitar desgaste com multas.

Excesso de bagagem

Para não infringir as leis de trânsito, o motorista deve seguir as normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para não ser parado em uma blitz por excesso de bagagem. Todavia, como varia a quantidade de peso de acordo com o veículo, o dono pode conferir no manual do carro.

Um dos primeiros quesitos analisado pelo agente de trânsito, será em relação a clareza do motorista com o retrovisor interno. As mochilas, malas, travesseiros ou cobertores não podem prejudicar a visão do condutor.

O vidro traseiro deve estar totalmente destampado de qualquer objeto, a fim de possibilitar a condução do carro de forma segura. Assim, também vale para carregar bicicleta no porta-malas ou no suporte, sendo que, o motorista respeite o limite máximo de altura de 50cm.

transporte-de-bike

No caso do transporte da bicicleta no teto do veículo, não há uma determinação de altura. Porém, o motorista deve utilizar o equipamento correto para não correr o risco de soltar e causar um acidente.

Se descumprir as determinações do Contran, o motorista está sujeito a levar multa de natureza grave, perdendo 5 pontos na CNH e o valor será de R$195,23. Dependendo da ocasião, o veículo pode ser rebocado por estar transitando erradamente.

Como organizar as malas para viagem?

Saber a dimensão do porta-malas é o primeiro critério para organizar as malas, de forma que não prejudique a visão do motorista. Em sequência, o recomendável para viagens de carro é evitar malas retangulares e com rodinhas, devido à altura e largura.

excesso-de-bagagem-no-carro

Nesse sentido, utilizar bolsas de mão e mochilas ocupam menos espaço e não pesam tanto como malas. Outra avaliação importante se refere aos utensílios que estão sendo carregados.

As bagagens com cobertas e roupas devem ficar na parte de baixo, para dar sustentação as bolsas com produtos frágeis.

Em outras palavras, a visão do condutor não fica afetada e o risco de não ocorrer um acidente é bem menor. E o condutor ainda se resguarda de tomar uma multa.

Assine nossas novidades

    Fique tranquilo, não enviamos spam.

    AutoCar WhatsApp

    Chamar no WhatsApp

    Olá, precisa de um orçamento? Me informe seus dados, por favor.

      Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.