Férias: excesso de bagagem no veículo pode causar multa?

Com o período de alta temporada iniciando, há maior concentração de veículos nas vias devido aos feriados prolongados. Dessa forma, as viagens fazem com que o motorista e os passageiros carreguem mais malas, podendo causar excesso de bagagem.

A multa pode ser consequência da visibilidade do condutor ou da quantidade de peso concentrada dentro e fora do veículo. Portanto, é importante saber qual o limite aceitável para evitar desgaste com multas.

Excesso de bagagem

Para não infringir as leis de trânsito, o motorista deve seguir as normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para não ser parado em uma blitz por excesso de bagagem. Todavia, como varia a quantidade de peso de acordo com o veículo, o dono pode conferir no manual do carro.

Um dos primeiros quesitos analisado pelo agente de trânsito, será em relação a clareza do motorista com o retrovisor interno. As mochilas, malas, travesseiros ou cobertores não podem prejudicar a visão do condutor.

O vidro traseiro deve estar totalmente destampado de qualquer objeto, a fim de possibilitar a condução do carro de forma segura. Assim, também vale para carregar bicicleta no porta-malas ou no suporte, sendo que, o motorista respeite o limite máximo de altura de 50cm.

transporte-de-bike

No caso do transporte da bicicleta no teto do veículo, não há uma determinação de altura. Porém, o motorista deve utilizar o equipamento correto para não correr o risco de soltar e causar um acidente.

Se descumprir as determinações do Contran, o motorista está sujeito a levar multa de natureza grave, perdendo 5 pontos na CNH e o valor será de R$195,23. Dependendo da ocasião, o veículo pode ser rebocado por estar transitando erradamente.

Como organizar as malas para viagem?

Saber a dimensão do porta-malas é o primeiro critério para organizar as malas, de forma que não prejudique a visão do motorista. Em sequência, o recomendável para viagens de carro é evitar malas retangulares e com rodinhas, devido à altura e largura.

excesso-de-bagagem-no-carro

Nesse sentido, utilizar bolsas de mão e mochilas ocupam menos espaço e não pesam tanto como malas. Outra avaliação importante se refere aos utensílios que estão sendo carregados.

As bagagens com cobertas e roupas devem ficar na parte de baixo, para dar sustentação as bolsas com produtos frágeis.

Em outras palavras, a visão do condutor não fica afetada e o risco de não ocorrer um acidente é bem menor. E o condutor ainda se resguarda de tomar uma multa.

Assine nossas novidades

    Fique tranquilo, não enviamos spam.
    Tire suas dúvidas