Fiat não vai fabricar mais carros com motor 1.8 no Brasil

Os famosos carros com motor 1.8 da Fiat serão extintos no Brasil, portanto, veículos como Doblô, Toro e Argo não terá mais as versões desses modelos. Apesar do sucesso em vendas, a montadora decidir optar por não fabricar os motores 1.8 visando a emissão de poluentes.

No dia 1° de janeiro entra em vigor a fase L7 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículo Automotores (Proconve), com objetivo de restringir os ruídos e emissões de poluentes.

Todavia, isso não será um problema para a montadora, já que os veículos com motores 1.0 turbo de três cilindros oferecem os números de potência parecidos com 1.8 aspirado.

Para se ter uma ideia, o motor 1.0 turbo tem 130cv se aproximando de 139cv de Toro, Argo e Cronos, além de 132cv do Doblô. Ainda assim, o novo modelo é considerado melhor, com 20,4 kgfm para 1700rpm, contra 18,9 kgfm para 3750rpm do motor 1.8.

Saiba mais: 7 carros que marcaram os anos 2000 e nós ainda amamos

45 anos da Fiat: confira 5 carros que fizeram sucesso no Brasil

História dos carros com motor 1.8 da Fiat

motor-da-fiat-1.8

A Fiat lançou o motor 1.8 E.torQ em 2010, mas sua história inicia vem antes desse período, em parceria com a BMW e a Chrysler, nos anos 1990. Até 2007, as produções das unidades de 1,4 e 1,6 eram realizadas na fábrica de Campo Largo (PR).

Com a união sendo desfeita e o local de produção fechado, a Fiat teve que comprar a fábrica e a tecnologia adotada pelas outras montadoras. Foi então, que a partir daí surgiu o novo nome E.torQ, utilizados em grande partes dos veículos da marca italiana.

Primeiramente, o motor 1.6 deixou de ser produzido e o 1.8 adotou novas atualizações, com mais potência, torque e economia de combustível. Dessa vez, a montadora optou pela retirada do 1.8, ao menos no Brasil.

Quais carros deixarão de ser produzidos pela Fiat?

Com o fim do motor 1.8, o Doblô, um dos veículos mais antigos da Fiat deixará de ser produzido no Brasil. O carro lançado em 2001, já sofria uma queda de vendas e, em novembro, foram emplacados somente 12 exemplares, de acordo com a Fenabrave.

Além do Doblô, a Fiat deixará de produzir Toro Endurance 1.8, Argo HGT e Trekking 1.8 e Cronos Precision e HGT 1.8.

Assine nossas novidades

    Fique tranquilo, não enviamos spam.

    AutoCar WhatsApp

    Chamar no WhatsApp

    Olá, precisa de um orçamento? Me informe seus dados, por favor.

      Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.