Luz da bateria: problema pode ir além da parte elétrica do carro

Quando uma das luzes do painel do carro se acende causa-se certo espanto no motorista, porque são sinais de que o veículo está com algum problema. Portanto, pode ser falta de combustível, aquecimento no motor ou problema na parte elétrica.

Às vezes, até mesmo fusíveis queimados podem fazer com que o sistema pare de funcionar. Sendo assim, além de uma complicação a na parte elétrica, a luz da bateria pode causar outros impactos no sistema do veículo.

Para evitar que os motoristas fiquem parados na estrada, a melhor opção é revisar o carro com período estabelecido no manual.

Quais problemas a luz da bateria pode indicar?

O sinal de bateria com dois pólos e cor vermelha no painel insinua um problema elétrico no carro, não é mesmo? Pensando pelo óbvio, sim, mas pode estar prejudicando outros compartimentos do veículo.

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Se realmente fosse somente um problema na bateria, como o painel acenderia essa luz sem carga?

O causador maior do aparecimento na luz da bateria é o alternador, considerado o gerador de corrente que alimenta a bateria. Todavia, quando essa peça não está funcionando corretamente, automaticamente a bateria ficará sem carga suficiente.

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Além disso, a correia do alternador está ligada também ao ar condicionado e a bomba d’água. Consequentemente, o carro está sujeito a superaquecer e fundir o motor, devido ao problema com a bomba d’água.

Dessa forma, assim que o motorista notar a luz acesa, é sinal que o veículo pode parar a qualquer momento. Nesse caso, o recomendável é procurar uma oficina mais próxima para verificar tal situação e resolver o problema do circuito elétrico.

O que é circuito elétrico?

Ligado diretamente nos outros compartimentos, o circuito elétrico é responsável por fazer todo o sistema do carro funcionar. O sistema elétrico ou circuito elétrico, é composto pelo alternador e bateria.

Para se ter uma ideia, a bateria dura em torno de 2 a 4 anos, dependendo da marca, e o alternador não tem uma vida útil específica. O ideal é verificar com um especialista em um período de 10 mil km rodados, para evitar dores de cabeça.

Caso o veículo ficar com a partida pesada, luzes dos faróis fracas, dificuldade de funcionamento de rádio, vidros elétricos ou ar condicionado, o motorista deve levá-lo a um eletricista.

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