Mito ou verdade: tempo de frio pode prejudicar a bateria do carro?

Com início do inverno chegando, os carros ficam com mais dificuldade de ligar devido ao motor sofrer com as temperaturas baixas. Como as manhãs geladas deixam os veículos mais fracos, consequentemente, pode apresentar falhas na aceleração.

Por conta dessa interferência, surge a dúvida se a bateria do carro também pode ser afetada.

Saiba mais: Como trocar o fusível queimado do carro?

Bateria do carro pode perder força em tempo de frio?

tempo-de-frio-bateria-do-carro

Sim. Quando a temperatura cai, o automóvel proporciona mais defeitos e a bateria evidencia o mau funcionamento. O motor de arranque do veículo pede mais energia vindo da bateria e sofre mais impacto caso não esteja em boas condições, podendo arriar.

A bateria apresenta falhas na época de frio, porque o óleo lubrificante do motor exige mais força do motor de arranque. Por conta da queda climática, a bateria perde cerca de um terço de sua potência inicial, sendo que, o correto seria estar com uma temperatura de 27°C.

E como os alarmes costumam puxar bastante carga, mesmo com o carro desligado, quando o motorista vira a chave, o motor de arranque pode não funcionar. Portanto, o melhor será fazer uma “chupeta” para voltar a energia.

Outras formas de notar problemas no compartimento é quando os ponteiros do painel não estão na posição correta e os faróis e lanternas sofrem oscilações.

Qual o tempo de uso da bateria?

Dessa forma, o motorista deve se atentar ao tempo de uso da bateria, que varia entre 3 e 4 anos. Mas se o veículo ficar muito tempo parado, o recomendável é dar uma carga entre 4 a 6 semanas.

Principalmente no inverno, as falhas podem aparecer e o veículo não funcionar se a bateria estiver com baixa carga.

Contudo, para os condutores que rodam bastante com o veículo, a energia do alternador costuma recarregar de 15 a 20 km na estrada, mesmo na época de frio.

Assine nossas novidades

    Fique tranquilo, não enviamos spam.
    Tire suas dúvidas