Moto na quarentena: quais os cuidados devem ser tomados na pandemia?

Como a maioria dos estabelecimentos no Brasil foram fechados entre 2020 e 2021, de forma a evitar o contágio do coronavírus, os serviços de delivery foram a melhor solução. Dessa forma, os motociclistas rodaram com mais frequência e, por isso, a necessidade e importância de certos cuidados com a moto na quarentena.

A parte mecânica e os pneus são os itens que sofrem mais impacto. Portanto, a manutenção da moto precisa estar em dia para evitar possíveis problemas no deslocamento, principalmente se tratando de entregadores.

Pneus da moto

pneus-para-moto

O utensílio essencial para transitar com segurança são os pneus, que devem estar em boas condições e com a calibragem correta. Todavia, a melhor maneira é verificar o TWI se está no nível correto, relevo encontrado entre os frisos do pneu.

Normalmente, pneus deteriorados ou de baixa qualidade têm menor durabilidade e aderência, deixando o motociclista mais propenso a acidentes. Caso haja algum desgaste, é sinal que será necessário a troca do pneu.

Kit de transmissão

transmissao-de-moto

O kit de transmissão tem a função de gerar potência do motor para a roda traseira de forma eficiente. Sendo assim, é de fundamental importância averiguar diariamente e não ter problemas na corrente da peça, para não gerar travamento das rodas.

As trocas do kit de transmissão devem ser feitas corretamente, com o selo de verificação do Inmetro.

Filtros de ar, combustível e óleo

Filtro-de-combustível

O ideal é realizar as trocas dos filtros de ar, combustível e óleo no período correto, para não prejudicar o desenvolvimento da motocicleta. Há uma variação no tempo de troca de cada modalidade de veículo, sendo definida por cada montadora.

Quando os filtros ficam desgastados, a tendência é de absorver mais poeiras e ocasionar problemas nos componentes internos do motor. Principalmente o filtro de óleo, que influencia diretamente no funcionamento do motor.

Por isso, o motociclista deve ficar atento aos prazos e as condições dos filtros, para que consiga trabalhar com sua moto na quarentena sem dores de cabeça.

Assine nossas novidades

    Fique tranquilo, não enviamos spam.
    Tire suas dúvidas