Motorista consciente pode ter descontos nos impostos dos veículos

Dirigir no trânsito exige atenção redobrada para livrar-se de colisões e não tomar multas de avanço de sinal, estacionar em lugar proibido ou ultrapassar a velocidade permitida na via. Os motoristas conscientes que respeitam as sinalizações conseguem até descontos nos impostos dos veículos.

Em abril de 2021 houve novas mudanças impostas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em que avalia as boas condutas nas vias. Sendo assim, de forma a aumentar a segurança no trânsito, o Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC) reconhece os motoristas que não tomam multas e concedem recompensas fiscais e tributárias.

Como funciona os descontos nos impostos dos veículos?

descontos-IPVA

No caso do SCPC, por exemplo, os usuários que pagam as faturas em dia são beneficiados com scores e a possibilidade de conquistar um cartão de crédito com maior limite. Portanto, no CTB ocorre da mesma maneira, sendo que, os as vantagens para os condutores são diferentes.

Com o decorrer do tempo esse número do score vai aumentando, para os motoristas que não tenham cometido nenhuma infração nos últimos 12 meses.

Como os impostos dos veículos são considerados caros, a ideia é estimular a direção segura oferecendo benefícios. Todavia, além dos descontos no licenciamento e IPVA, a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) também se enquadra nesse quesito.

É necessário fazer algum cadastro para conseguir desconto nos impostos?

cadastro-para-desconto-nos-impostos

Para tentar conseguir o benefício de desconto nos impostos, não basta somente seguir as normas de trânsito. O motorista deverá se inscrever para participar do RNPC e adotar as seguintes medidas: não levar multa, não estiver cumprindo pena privativa de liberdade, não ter CNH cassada ou direito de dirigir suspenso com validade vencida há mais de 30 dias.

O que falta para começar a valer as novas determinações?

Para as implementações começarem a valer é necessário que a lei seja regulamentada. Assim que tiver aprovação, os motoristas poderão desfrutar dos descontos nos impostos.

Assine nossas novidades

    Fique tranquilo, não enviamos spam.
    Tire suas dúvidas