Novo modelo da placa preta Mercosul deve ser lançado em 2022

Para identificar os carros antigos, a placa preta era a melhor forma de valorização e identificação dos veículos originais. Porém, desde que houve a implementação da placa Mercosul, no segundo semestre de 2018, a tonalidade escura não é notada.

Todavia, de acordo com informações do perfil no Instagram @clubedocarroantigodobrasil, em 13 de dezembro foi aprovada a resolução que regulamenta a alteração da Placa de Colecionador Mercosul. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) disponibilizará a placa com o fundo preto a partir do próximo ano.

Saiba mais: Carros usados e seminovos: descubra a diferença entre os dois

Compensa revisar a parte mecânica e a lataria quando for vender o carro?

Em qual situação era possível utilizar a placa preta antiga?

placa-preta-antiga

Os veículos antigos que se enquadram para colocar a placa preta são aqueles com mais de 30 anos e 80% das características originais. Além disso, o proprietário deveria se filiar em qualquer clube de carro antigo.

Já a placa tinha como diferença em relação as outras ter o fundo preto, que destoava dos outros modelos.

Como é o modelo da placa Mercosul dos carros originais atuais?

placa-mercosul

Diferentemente da placa antiga, a atual contém fundo branco e letras cinzas, bem parecidas com o restante das placas (particular, comercial, especial, oficial e diplomático). Até os antigomobilistas criticam o visual do modelo.

Por isso, a provável mudança vem justamente para ajudar nessa facilidade de identificação. Ao contrário da forma atual, a placa dos carros antigos originais voltará ao seu estilo com fundo totalmente preto e letras cinzas.

Após a consulta pública realizada pelo Governo Federal, em que os interessados podiam escolher entre as duas opções da Placa Mercosul para automóveis de coleção, foi definido o modelo da placa. Os dois designs da votação eram com fundo preto e parte superior branca em letras azuis, ou fundo azul com o nome do país e letras brancas.

Dessa forma, o design foi determinado após a “votação” terminada em novembro, sendo que, somente em 2022 será revelado o modelo. Ainda assim, é possível perceber “spoiler” de como ficará o layout.

placa-preta-nova

Assine nossas novidades

    Fique tranquilo, não enviamos spam.

    Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.