Pretinho nos pneus: produto pode prejudicar sua vida útil

Conservar o veículo exige tratamento da parte mecânica e também da estética automotiva. A lavagem semanal ou quinzenal favorece na lataria, mas ao contrário de que os motoristas acham, o pretinho pode diminuir a vida útil dos pneus.

Além disso, a calibragem de forma incorreta também diminui o prazo dos pneus, já que o recomendável é fazer semanalmente e na pressão certa.

Pretinho resseca o pneu?

pretinho-resseca-pneu

O pretinho dá aquele brilho no pneu e deixa o visual totalmente diferente, porém, a borracha pode desgastar dependendo da composição química do produto. Todavia, como o petróleo está presente na maioria dos pretinhos, acaba contribuindo para a degradação da borracha dos pneus.

Até mesmo as soluções caseiras podem deteriorar com rachaduras, caso tenha muito açúcar presente. No caso, recomenda-se evitar refrigerante de cola ou café, por exemplo.

Sendo assim, o indicado é utilizar produto a base de silicone, para que os pneus fiquem bem conservados. Nas lojas automotivas é possível encontrar pretinhos em spray, para facilitar o manuseio.

Dessa forma, o motorista que tem o hábito de passar pretinho constantemente nos pneus, deve se atentar a suas condições de uso.

Saiba mais: Como lavar o motor do carro sem prejudicá-lo: veja dicas importantes

Compensa revisar a parte mecânica e a lataria quando for vender o carro?

Carros rebaixados: quais outros problemas podem dar na parte da suspensão? 

Como fazer pretinho com silicone?

pretinho-com-silicone

A receita caseira de pretinho com silicone rende, em torno, de 10kg e pode ser utilizado em qualquer veículo, como: moto, carro, caminhão, ônibus ou van. Para preparar é bem simples, tenha em mãos os seguintes produtos:

Renex 95g

Glicerina 1200g

Álcool etílico 96°GL 800g

Formol 37%

Emulsão de silicone 150g

Corante

Essência 40g

Água 7590g

Modo de preparo:

Em um recipiente, acrescente 5 litros de água e adicione glicerina, álcool etílico, renex, formol, emulsão de silicone e essência. Agite para ficar homogêneo.

Em seguida, coloque aos poucos o corante diluído em água e balance.

Por fim, acrescente o restante da água e agite. Coloque o produto em um frasco plástico.

O pretinho está pronto!

Qual a forma correta de aplicar pretinho nos pneus?

Antes de tudo, após a lavagem do veículo é importante o pneu estar totalmente seco, para que a aplicação realmente faça efeito. Portanto, o brilho do pretinho só irá destacar dessa forma.

Enfim, o ideal é utilizar uma esponja ou pincel, e não adicionar muito pretinho para não escorrer nas rodas.

Assine nossas novidades

    Fique tranquilo, não enviamos spam.

    Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.