Quais são os maiores erros ao dirigir carros com câmbio automático?

A grande vantagem de ter a transmissão automática é poder conduzir o carro sem a necessidade de passar marcha. Dessa forma, o condutor dirige com maior facilidade, já que não há embreagem no veículo.

Porém, o motorista deve se atentar em não ficar disperso na direção, devido a praticidade. Por isso, existem erros ao dirigir carros com câmbio automático que os motoristas devem evitar.

Carros com câmbio automático

O carro automático tem menos despesas mecânicas, comparados ao câmbio manual. Todavia, o consumo de combustível é considerado maior, porque o motor exige maior rotação e, consequentemente, gasta mais.

Para não ter despesas desnecessárias, confira como dirigir o câmbio automático de forma correta.

  1. Engatar a ré com carro em movimentoengatar-re-com-carro-em-movimento

Apesar de certos condutores terem o hábito de engatar a ré com carro em movimento em câmbio manual (ainda sim é errado), a prática pode prejudicar a caixa de marcha do carro.

Sendo assim, o veículo pode começar apresentar falhas constantes e causar danos no sistema de transmissão.

O correto é mudar o seletor na posição “R” com o automóvel totalmente parado, assim como no caso do “P”.

  1. Carro com câmbio automático pegar no trancocarro-pegar-no-tranco

O automóvel parar na estrada por algum problema elétrico pode fazer com que a solução provisória do motorista seja o tranco no carro. Apesar de não ser recomendado a realização de forma constante, caso for feito, o condutor deve deixar o seletor na posição “N” e colocar “D” ou “2” quando atingir 20 km/h.

Se o seletor estiver na posição “P”, o motor pode travar e causar danos graves na parte mecânica.

De toda maneira, a melhor opção caso aconteça uma pane elétrica, por exemplo, é fazer uma chupeta na bateria ou chamar um profissional para verificar.

  1. Dirigir na banguelacarro-na-banguela

Da mesma forma que acontece com os carros com câmbio manual, conduzir o veículo automático na banguela também não faz beber menos combustível. Apesar de o motorista pensar que colocar no neutro seja benéfico, na verdade acontece o contrário.

Além da questão do combustível, quando o carro está no “N” deixa o carro sem estabilidade e pode ocasionar possíveis acidentes. Os freios podem superaquecer e não trabalhar de forma correta.

Assine nossas novidades

    Fique tranquilo, não enviamos spam.

    AutoCar WhatsApp

    Chamar no WhatsApp

    Olá, precisa de um orçamento? Me informe seus dados, por favor.

      Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.