Refinanciamento de veículo: saiba como funciona esse tipo de crédito

Para quem precisa de dinheiro com rapidez e boas condições de pagamento, os empréstimos pessoais são as alternativas mais indicadas. Portanto, existem várias modalidades, sendo que uma das mais vantajosas é o refinanciamento de veículo.

Tem dúvidas sobre como ele funciona e quais são suas vantagens? Não se preocupe: explicamos tudo no texto abaixo.

Saiba mais: Entenda como funciona o sistema de rateio das proteções veiculares

Quais as vantagens de ter uma proteção veicular para caminhões? 

O que é refinanciamento de veículo?

emprestimo

Essa modalidade trata de uma forma de linha de crédito na qual o veículo da pessoa é a garantia do pagamento do empréstimo. Assim, ele fica alienado ao contrato. Por conta dessa garantia, no refinanciamento o indivíduo consegue melhores condições financeiras em relação a outros tipos de empréstimos pessoais.

Regras

Interessados em realizar o refinanciamento de veículo podem solicitá-lo na instituição financeira escolhida, tanto presencialmente quanto online. Nesse momento, é importante lembrar que a escolha do banco precisa ser feita com certeza de escolher as melhores condições de pagamento, com taxas de juros mais baixas e prazo maior para quitar a dívida.

O refinanciamento exige os seguintes documentos: carteira de identidade, CNH (Carteira de Habilitação), comprovantes de renda e residência, Certificado de Registro Nacional (CRV) do veículo e o Documento Único de Transferência (DUT).

Então, o banco realizará a análise de crédito, verificando a capacidade de pagamento do indivíduo e o valor que ele pode pagar em cada parcela. Os documentos exigidos passarão por avaliação e triagem, assim como o veículo. No caso dele, a avaliação é feita com base na tabela Fipe. Lembre-se de que a documentação do carro precisa estar em dia, sem nenhuma pendência.

Vantagens

Esse tipo de empréstimo conta com vantagens quando comparado às demais modalidades de empréstimo pessoal. A primeira delas é que a liberação do crédito acontece imediatamente, ideal para quem tem pressa em ter o dinheiro em mãos. O fato de não ser necessário justificar o uso do dinheiro para a instituição é outra característica atrativa.

As taxas de juros do refinanciamento são mais baixas do que outras dívidas que você possa ter no momento. Por isso, ele se torna uma alternativa valiosa para quitar essas pendências, como faturas atrasadas do cartão de crédito ou cheque especial.

Uma vez que os juros são inferiores, o Custo Efetivo Total (CET) do pagamento das parcelas do refinanciamento serão bem menores se comparado ao deixar as dívidas pendentes. Dessa forma, você troca dívidas maiores e mais difíceis de serem pagas por uma de pagamento menor.

O prazo é outro ponto que é vantajoso e atrativo. Os contratos mais longos dessa modalidade permitem que a pessoa tenha de 48 a 60 meses para quitar o refinanciamento. Com o prazo estendido, há mais tempo para se reajustar financeiramente, evitando ameaçar a saúde financeira a curto e médio prazo.

Além de pagar dívidas e aliviar as suas finanças, o refinanciamento pode ser utilizado para outros fins. Um deles é o investimento no próprio negócio, conseguindo um montante imediato para fazer o seu empreendimento crescer. O dinheiro também pode ser usado em situações de emergência, como despesas médicas ou reformas inesperadas na sua casa.

Veículos financiados

Essa modalidade de crédito é dividida em duas categorias: automóveis que tiveram o seu pagamento quitado e os financiados, com cada um dando direito a um valor diferente de empréstimo.

No primeiro cenário, são avaliados o estado de conservação do veículo e seu valor conforme a Tabela Fipe. De modo geral, o dinheiro concedido varia entre 70% e 90% do valor total do carro.

Já no segundo caso, o crédito oferecido pelo banco considera a quantia já paga pelo proprietário. Sendo assim, uma vez que o banco pode recusar a realização do empréstimo, as chances de conseguir o refinanciamento são melhores quanto maior for o valor já acertado do financiamento.

Assine nossas novidades

    Fique tranquilo, não enviamos spam.

    Tire suas dúvidas