Segurança veicular: a importância de ter um app de rastreio no automóvel

Ter um carro é o sonho de milhões de brasileiros. Pode ser uma surpresa para muitos, mas a maioria das pessoas do país nunca teve ou dirigiu um veículo na vida. Isso ocorre porque o carro ainda é um patrimônio de alto valor.

Mesmo os chamados carros populares custam, atualmente, em torno de 60 mil reais. Um valor inatingível, sobretudo para uma população de baixa renda.

Nesse cenário, o carro pode ser considerado um investimento de uma vida inteira. Com isso, ter um sistema de segurança veicular é tão importante. Afinal, por ano, milhões de veículos são roubados.

Sem um aplicativo de rastreamento veicular ou algum tipo de proteção extra, os motoristas podem ter um prejuízo incalculável.

Se proteger da ação dos bandidos e tentar reaver o veículo quantos antes é a melhor solução para proteger um bem tão valioso. Muitas vezes, o carro é até mesmo uma ferramenta de trabalho, usado por motoristas de aplicativos, entregadores e profissionais autônomos.

Felizmente, hoje a tecnologia permite que softwares VMS, entre outras aplicações, possam servir de apoio para a segurança veicular.

Por que utilizar um aplicativo para realizar a segurança veicular?

rastreamento-veicular

Um dos principais benefícios ao utilizar um aplicativo para a segurança veicular é o apoio na recuperação do veículo. Ele, sozinho, não é uma garantia de que o carro será devolvido ao dono. Entretanto, com o aplicativo as chances de êxito são muito maiores.

Há ainda sistemas mais modernos, que permitem ao motorista simplesmente bloquear as ações de seu carro. Ou seja, basta que ele faça procedimentos simples pela Internet para que o seu veículo para de funcionar imediatamente. Dessa forma, basta seguir as indicações do GPS e recuperar o patrimônio.

Os aplicativos funcionam muito bem para as empresas, sobretudo para aquelas que são especializadas em vendas online. Boa parte delas usam diversos caminhões, por exemplo. Além da carga, as companhias precisam se preocupar com:

  • a segurança dos motoristas,
  • a segurança da frota. 

Com isso, por meio dos aplicativos de segurança veicular, é possível realizar o monitoramento do comboio, e saber em tempo real a condição de cada caminhão.

É como se elas estivessem usando uma ferramenta de CRM. Entretanto, em vez de acompanharem cada passo do cliente, utilizam a tecnologia para seguir a frota onde ela estiver.

Há outro fato que poucas pessoas comentam, mas também é bastante relevante. Já existe proteção veicular que oferece preços mais atrativos para proprietários de veículos que possuem algum tipo de aplicativo para segurança veicular. 

Afinal, é uma garantia a mais de que aquele veículo, mesmo que seja roubado, tenha maiores chances de ser recuperado. 

Para o dono do carro, esse também é um grande benefício. Além de ser um aplicativo com baixo custo, o desconto que ele vai receber da associação pode até mesmo superar o investimento inicial. O associado ainda tem mais segurança para circular nas ruas da cidade e nas estradas.

Como funciona o aplicativo de rastreio?

Primeiramente, é necessário instalar o localizador no carro, normalmente, conectado ao sistema de ignição do veículo. Dessa forma, como funcionam os sistemas de GPS, é possível verificar pelo app o local onde o veículo se encontra em determinado momento.

Nos sistemas mais modernos, o próprio motorista consegue fazer o bloqueio do funcionamento do veículo. Assim, só resta ao criminoso abandonar o carro.

Nessa situação, o melhor a fazer é não ir sozinho tentar recuperar o automóvel. O certo é chamar a polícia e registrar a ocorrência.

Portanto, como apontado nesse artigo, ter um aplicativo de rastreio é vital para promover a segurança veicular de carros particulares ou até mesmo de uma grande frota.

Assine nossas novidades

    Fique tranquilo, não enviamos spam.

    Tire suas dúvidas